sábado, 30 de outubro de 2010

Cuba Livre


Por esses dias eu li uma notícia que dizia que um ativista cubano chamado Fariñas estaria encerrando sua greve de fome que fazia a 135 dias após receber a notícia de que 52 presos políticos do chamado "grupo dos 75", condenados na série de detenções de opositores ao regime em 2003, que ficou conhecida como Primavera Negra seriam libertados.

Eu sou comunista desde o meu 2° Grau, não escondo isso mesmo com a pressão que sofremos dos países capitalistas que governam o mundo, eles ditam a moda , o comportamento, nossas leis, em resumo tudo que eles dizem nós devemos obedecer. E para mim Cuba é o sonho realizado de todo comunista, sei que isso não irá soar bem para a sociedade.

Imagina um pais onde a educação e a saúde são totalmente gratuitas e uma cesta básica para uma família de 4 pessoas (inclui um filho menor de 7 anos) e contendo arroz, açúcar, café, pão, leite, batata, custa 3 dólares( Nos EUA custa 138 dólares) e o aluguel mensal de uma casa em custa de 1 a 2 dólares.

Com 1 dólar o povo cubano pode:

  • Pagar um mês de aluguel ou,
  • dois meses de eletricidade ou,
  • três meses de telefone ou,
  • comprar a quota de arroz de uma família de 4 pessoas, correspondente a mais de três meses ou,
  • assistir a 22 jogos de baseball de grandes ligas ou,
  • comprar quase 90 litros de leite para seu filho menor de 7 anos.

O mundo capitalista parece muito atrativo para quem está olhando de fora, eu vejo que os jovens de Cuba não querem mais o tipo de governo que está lá, eles chamam de ditadura, motivados por alguns países que sem duvidas estão interessados em explorar alguma riqueza de lá como eles fazem aqui no Brasil. Eu não estou lá para saber, mais quantas greves de fome já foram feitas aqui na sociedade capitalista e foram ignoradas, quantas pessoas passam fome e são ignoradas, nada é totalmente perfeito, ouvi dizer que até Fidel Castro acha que a forma de governo de Cuba não está mais servindo para o país, mais aqui no sistema capitalista é o mundo dos grandes, o mais rico explorando o mais pobre, o mais forte massacrando o mais fraco, é um sistema injusto que não vale a pena, se um sistema tem que acabar sem duvida é o capitalista.

Por que não um país comunista, é uma coisa a se pensar será que o embargo comercia feito pelos EUA a Cuba não é também uma forma de ditadura. Será que os países ricos e capitalistas não fazem também muitas ditaduras para chegar ao poder. Desistir é para os covardes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário