domingo, 17 de outubro de 2010

Como fazer um bom churrasco carioca

Um dos segredos do churrasco bem feito é o calor das brasas e nunca a chama. O combustível é o carvão.

Use apenas um copo de álcool ( álcool gel acendedor é o melhor). Nunca use querosene, gasolina, tiner, etc. pois além de passar gosto para a carne, prejudicando a saúde, pode haver explosão.

Depois de colocar carvões, colocar o álcool devagar, em três lugares diferentes e aguarde aproximadamente 60 segundos. Quando o carvão já estiver estalando (isto mostra que o alcool já penetrou no interior do carvão) acenda o fósforo e jogue-o sobre o carvão.

Se o fogo não pegar, não ponha álcool de novo. Aguarde um pouco e verá que alguns carvões pegaram fogo. Use então o abanador até levantar uma pequena chama. Repita a operacão de abanar até ter umas boas brasas acesas. Espalhe os carvões, usando o " espalha brasas ". Dê mais algumas abanadas. Coloque as carnes em espetos, protegida pela gordura ou osso, como o caso da picanha e da costela.

Equipamentos para um bom churrasco

Facas

Pedra de amolar

Tabua de cortar a carne

Espetos : largo, fino e duplo

Grelha


Salgando a carne

O sal do churrasco é o sal grosso. Está na origem histórica. O sal grosso nunca erra.

Meia hora antes de dar início ao trabalho de assar a carne, salgue-a. Ponha a carne na gamela e esfregue o sal com as mãos. Espete e leve ao fogo, com a parte mais gordurosa para baixo, como o caso da picanha.


Importante : para tirar o sal, quando a carne está pronta, segure o espeto no ar ainda dentro da churrasqueira e bata com as costas da faca.

Nunca salgue o churrasco com sal fino de cozinha. Certamente o sal vai grudar e a carne ficará por demais salgada.
Se não tiver sal grosso, faça com o sal fino uma salmoura e vá borifando periódicamente na carne, sem tirá-la do fogo.

O tempo médio para a preparação de cada tipo de carne (referidas logo abaixo - peças inteiras), é aproximadamente 40 minutos.

Obs : as peças sendo em postas levam aproximadamente 20 minutos



Receita de Molho Campanha

Categoria: Receitas de Molhos

Molho campanha




  • • 1 cebola média
  • • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • ¼ xícara de água
  • • 4 colheres (sopa) de vinagre branco
  • ½ pimentão verde ou vermelho (opcional)
  • • 1 colher (chá) de sal
  • • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • • 2 tomates

Preparo da Receita

Retire as sementes dos tomates e corte-os em cubos bem pequenos. Descasque e pique finamente a cebola e corte o pimentão em cubinhos. Coloque os ingredientes em um recipiente e reserve. Leve ao fogo o vinagre, água e sal, assim que começar a ferver retire do fogo e deixe esfriar 2 minutos. Despeje sobre os ingredientes picados e misture bem. Acrescente a salsinha picada. Deixe esfriar completamente e sirva com churrascos ou sanduíches.


Farofa Brasileira


100 gr de bacon Sadia picado(s) finamente
100 gr de lingüiça calabresa defumada Sadia picado(s) finamente
2 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa
1 unidade(s) de cebola picada(s)
3 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua
quanto baste de sal
3 colher(es) (sopa) de salsinha picado(s) finamente
2 unidade(s) de ovo cozido(s)

Modo de preparo


Numa panela de tamanho adequado à quantidade, coloque o bacon picado para fritar sem óleo (o bacon já tem sua gordura). Acrescente a calabresa na panela. Quando estiver dourado, junte a manteiga e a cebola picadaver vídeo e refogue por alguns minutos, até que a cebola esteja transparente. Tempere com sal a gosto. Junte a farinha de mandioca e mantenha no fogo, mexendo bem até que a farinha uma coloração típica da farofa (dourada).Um pouco antes de tirar do fogo, junte a salsa e mexa por mais um minuto, com cuidado para não deixar queimar a farinha. Retire do fogo, junte os ovos picados.

Importante: Se for congelar a farofa, não coloque os ovos cozidosver vídeo antes de levá-lo ao freezer, pois os ovos perdem a textura e sabor, ficando a parecer borrachinhas . Deixe para colocá-los na hora de servir, quando aquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário