domingo, 7 de fevereiro de 2010

Etanol do Brasil




A Environmental Protection Agency (EPA) classificou o etanol de cana-de-açucar produzido no Brasil como combustível avançado e parcerias com a Shell e a Cosan dão uma nova injeção de ânimo para o Brasil. A certificação oficial do combustível como opção limpa abre portas para a internacionalização do produto mais conceituado pela agencia do que o álcool feito de milho dos EUA.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a tentar uma alternativa renovavel quando nem se falava de clima durante os anos 70 quando o Brasil tinha muita cana e podia substiruir assim o petróleo. Houve um renascimento também em 2003 quando a industria automobilistica resolveu transformar o Brasil no maior laboratório de carros flex do mundo. Hoje 92% dos carros novos são flex, 40% da frota.

Com o maior programa de requalificação do trabalhador de cana que já houve no mundo. A idéia é pegar 8 mil trabalhadores cortadores de cana por ano e requalifica-los. Com o presidente Lula foi assinado um compromisso em que identifica-se as 30 melhores praticas trabalhistas que são aplicadas ao setor e as estabelecemos como parametro pra as usinas que assinaram esse compromisso.

Essa experiência tem que continuar; tem empresas querendo fazer bioplásticos a partir de etanol, tem empresas testando a possibilidade de fazer diesel e querosene a partir de cana de açúcar. Estamos testando motocicletas flex, espero que saia o ônibus a etanol. Podemos ser grandes produtores e exportadores de petróleo, mantendo uma matriz energética limpa no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário