domingo, 24 de janeiro de 2010

Tragédia no Haiti

Próximo a Cuba o Haiti não é um país desconhecido por aqui, conhecemos ele de algumas ditaduras, seus problemas com a fome entre outras notícias.
Ele foi o primeiro país da América Latina a declarar-se independente em 1 de janeiro de 1804 também já foi a colónia francesa na américa mais prospera durante o século XVIII graças a sua exportação de açúcar, cacau e café.
Sendo a sua abolição da escravidão assinada em 1794 antes do Brasil que foi em 1888.
Recentemente ele sofreu intervenção internacional pela ONU graças a protestos feitos em janeiro de 2004 contra o presidente Aristide, que foge depois disso para a África, protestos esses que pediam eleições.
O país não via eleições desde 1990 quando Aristide foi eleito com 67% dos votos, mais depois deposto por um golpe mititar restituindo a ditadura no país, em 1994 ele volta ao poder com a ajuda dos Estados Unidos mais o ciclo de violência, corrupção e miséria não é rompido. Em dezembro de 2003 sob pressão da ala rebelde ele promete novas, em janeiro de 2004 vários protestos resultam na intervenção da ONU em fevereiro.
E agora recebemos a notícia desse terremoto que destruiu a capital Porto Principe no Haiti, novamente o país recebe ajuda internacional para se instabilizar e vamos todos ter que assistir mais uma vez a sua população começar do nada com muita luta e trabalho para ser como era antes.
Apesar da ajuda que o Brasil está concedendo ao Haiti só podemos desejar e torcer para o melhor, que seja uma fase rápida, que logo as coisas voltem a sua rotina e que o país pegue o rumo para um crescimento dessa vez.
Como dizem por aí na sabedoria popular "Vai os aneis ficam os dedos" apesar das vítimas a esperança de uma vida melhor deve continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário