sábado, 24 de outubro de 2009

Cerveja sem álcool é a bebida do momento no Japão

A CSA
O sucesso da cerveja Kirin Free, totalmente sem álcool, foi muito maior do que o esperado e a companhia mudou sua expectativa de venda de 630 mil para 3,5 milhões de barris
Por Época NEGÓCIOS Online

"Quer uma cerveja de graça?", pergunta a modelo no anúncio da cerveja Kirin Free, um trocadilho com o nome do produtoAs altas vendas da cerveja japonesa Kirin Free, totalmente sem álcool, forçaram a cervejaria Kirin a quintuplicar sua produção anual para atender a crescente demanda pelo produto. Anunciada como a primeira cerveja do país totalmente livre de álcool, a Kirin Free se transformou numa das bebidas mais populares do país hoje, sendo consumida inclusive por mulheres grávidas. >>> GALERIA DE FOTOS: grávidas que tiram a roupa para celebrar a maternidadeLançada em abril por uma das quatro maiores cervejarias japonesas, a Kirin, a cerveja sem álcool foi um sucesso imediato. Tanto que a empresa teve de elevar sua estimativa inicial de vendas de 630 mil barris do produto (cada barril contendo o equivalente a 20 garrafas de 633 ml) rapidamente para 2,5 milhões e agora para 3,5 milhões de barris.

Cervejas no Japão: mercado competitivo num país em que o consumo de álcool é altoA demanda pela bebida tem sido tão grande que a companhia japonesa foi obrigada a pagar anúncios em jornais se desculpando junto aos consumidores pela falta da bebida. Segundo Kumi Nakano, relações-públicas da Kirin, muitos japoneses não gostam dos efeitos do álcool, mas apreciam o sabor da cerveja. “Também há pessoas que se sentem obrigadas a beber com os colegas de trabalho após o expediente e que não querem beber álcool”, lembrou Kumi. “Para eles, é a bebida perfeita”. Outra razão para o sucesso da Kirin Free é o endurecimento da política contra motoristas bêbados nos últimos anos. E, com o agravamento da recessão na economia japonesa, também vem a calhar que uma cerveja sem álcool custe menos do que os produtos concorrentes. Enquanto uma lata de 350 ml de cerveja custa em média R$ 3,93 no Japão, a lata do mesmo tamanho de Kirin Free custa R$ 2,95. A concorrência já se movimentou para cobrir o mercado. A cervejaria Asahi lançou no início de setembro a Point Zero, seguida pela Fine Zero da Suntory, no final do mês passado. O mais novo lançamento do mercado é a Super Clear, da Sapporo.
As 7 melhores cervejas sem álcool:
1. Liber
2. Schin
3. Warsteiner
4. Kronembier
5. Bavaria
6. Erdinger
7. Crystal

Nenhum comentário:

Postar um comentário