domingo, 19 de julho de 2009

TOKO LOKO


O começo da história das Gals não é lá dos mais fashion. Nada de paixão pela moda, combinação de roupa e estilo glamouroso ou sexy. A inspiração foram os garotos, muitos deles colegas de classe, que se juntavam à máfia yakuza. As primeiras quadrilhas formadas apenas por mulheres, as Sukeban, eram violentas e delinqüentes.
Em 1972, surgiu a mais temida, K-Ko, The Razor”, gangue de 50 integrantes que andavam com uma gilete entre os seios para atacar os inimigos. O estilo e as atitudes das Sukeban serviram de inspiração para as Lady’s entre os anos 80 e 90. Gangues de garotas de moto praticavam pequenos crimes, usavam drogas e se organizavam rigorosamente.
Usavam macacões largos de uma cor só, com bordados da gangue a que pertenciam. Queriam parecer mais velhas. Tanto as Sukeban como as Lady’s agiam de modo agressivo para romper os padrões da sociedade. Já as responsáveis pela reinvenção da moda em Tokyo usavam muita dança, coreografias e improviso de roupas.
Cerca de 5 mil meninas, conhecidas como Takenokozoku (Gangue Broto de Bambu - em referência ao nome de uma loja de roupas), chegaram a se reunir para treinar passos de dança em Harajuku. Em 1978, garotas que ainda não tinham idade ou dinheiro para ir a discotecas começaram a fazer as próprias festas nas ruas. Traziam tocafitas na mão, roupas folgadas e acessórios baratos. Tanto colorido chamou a atenção da mídia japonesa. Desde então, surgiram os mais loucos e criativos estilos. Tudo o que faz da capital um lugar tão pop e procurado por apaixonados pelo mundo da moda.


GAROTAS SEXY
Ao contrário das violentas Sukeban e Lady´s, as tribos seguintes eram adoráveis e esbanjavam juventude. Combinando vaidade, consumismo e irreverência, a intenção era chamar a atenção. A pele muito branca foi o padrão de beleza japonês durante séculos, mas já que era para quebrar padrões, até a cor da pele podia ser mudada.


Kogals - Em meados da década de 90, surgiram as Kogals (“Ko” de criança), que faziam de tudo para ter um aspecto infantil. O uniforme escolar certificava a juventude das garotas. Acessórios da Hello Kitty e meias folgadas abaixo do joelho completavam o visual. Algo que chamava muito a atenção era a pele morena, alcançada com bronzeamento artificial.
O desejo de comprar itens cada vez mais caros e sofisticados fez com que algumas dessas garotas aplicassem o golpe “enjo kosai”, que consistia em marcar encontro com um homem mais velho e rico para que ele pagasse suas compras. Virou escândalo algumas garotas incluírem sexo no acordo. Com o tempo, a tribo foi se dissolvendo. As garotas cresceram ou ficaram assustadas com o preconceito.


Gonguro, Manba e Kigurumin - A tribo das Gonguro (rosto negro, como a garota ao lado) invadiu as ruas de Shibuya no fim da década de 90. As Gonguro, ou Yamanba, faziam de tudo para chegar ao tom de pele mais escuro possível. Para aumentar o contraste, ainda pintavam ao redor dos olhos de branco. Quase pandas. E a intenção era mesmo se destacar na multidão.
As Gonguro ainda deram origem à tribo Ogal (“O” de sujo), ou Manba (de Yamanba). O lema dessas garotas era passar o tempo fora de casa, viver nas ruas e deixar de lado até mesmo a higiene pessoal. A tribo aumentou muito com o estilo de dança Para Para. Saber as coreografias com perfeição era um importante requisito para ser aceita, além da aparência brilhante e multicolorida.
Reza a lenda que, após um treino intensivo da dança, um grupo procurou roupas confortáveis. As escolha foram trajes de personagens infantis. Elas lançaram uma nova tribo e viraram sensação para a mídia. Eram as Kigurumin (como as garotas ao lado), que pode ser traduzido como “mascote étnico”.


Onee Gal- Dez anos após o surgimento da tribo Kogal, Shibuya continua a atrair as Gals pela imensa variedade e criatividade da moda. Seguidoras de estilos como o Onee Gal (irmã mais velha das Gal) se vestem de maneira mais adulta e sexy e se mostram como ricas garotas.
São princesas desejadas por mauricinhos muito endinheirados que podem bancar tanto consumismo das garotas. Glamour, brilhos, salto alto e baby liss no cabelo marcam o estilo Gal de ser.


GAROTAS ALTERNATIVAS
Ao mesmo tempo em que a moda fashion evoluia, o cenário underground também vivia momentos de agitação desde meados dos anos 80. Fãs de bandas alternativas, provavelmente jovens problemáticas, rejeitadas pelos colegas de classe por não se enquadrarem aos padrões, buscaram nesse cenário musical um lugar na sociedade. Em comum com todas as outras tribos, havia a vontade de pertencer a um grupo.


Nagomu Gal - O que mais fez sucesso e ditou tendências foi a banda Uchoten. O líder Kera criou o selo independente Nagomu e lançou bandas alternativas e criativas. Fez tanto sucesso que a tribo ficou conhecida como Nagomu Gal. Roupas vintage raras e camisetas de manga comprida, meias acima dos joelhos e sapatos com sola de borracha marcavam o visual dessas garotas.
A maioria das Gals negava pertencer a essa tribo, já que ela ficou estereotipada como um grupo de integrantes não muito atraentes. As Nagomu Gals e seu ar misterioso serviram de base para as tribos seguintes.


Decoras- No grupo das Decoras (decorativo) tudo é muito fofo e colorido, o que faz da aparência das garotas algo que lembra brinquedos ambulantes. Lojas como a 6% Doki Doki e Takuya Andel, em Harajuku, atraíram as Gals e fizeram com que a região renascesse como vanguarda fashion. São pessoas comuns no cotidiano, mas nas ruas se transformam totalmente. Assim como as Gonguro, querem aparecer em revistas e ser reconhecidas pelas diferenças.


Gothloli - Da mesma maneira que as Nagomu Gals, as góticas seguem suas bandas preferidas. Os selos que mais fazem sucesso entre as Gothloli são a Trance Records (as fãs foram chamadas de Trance Gals e vestiam apenas preto) e Wechselbalg, com forte influência européia.
Só que o maior sucesso não foi a música, mas o visual europeu do século 19. Não há bandas góticas de grande destaque no Japão, mas o estilo de inspiração francesa possui uma legião de fãs. Acessórios de metal, vestidos e meias rendadas, rosto pálido e delineador preto nos olhos completam o visual. Desde meados dos anos 90 até hoje, surgiram várias vertentes Gothloli, como as Kuro-Loli (que só vestem preto), Loli-Punks e Ama-Loli (forma de bolo de aniversário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário